“Balsa – em busca das Origens do Algarve” foi apresentado

Em Tavira, neste segunda-feira, dia 19 de agosto, decorreu a apresentação do projeto “Balsa – em busca das Origens do Algarve” e escavações arqueológicas associadas, que se vai desenvolver ao longo dos próximos 3 anos e que tem como objetivo principal estudar o potencial arqueológico do que resta desta antiga cidade romana.

Este projeto foi financiado pelo programa operacional Algarve CRESC 2020 e é da responsabilidade do investigador João Pedro Bernardes da Universidade do Algarve, tendo como parceiros o Centro Ciência Viva de Tavira, o Município de Tavira e a Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Assim, entre 19 de agosto e 6 de Setembro decorrem escavações arqueológicas na Quinta da Torre d’Aires (Luz de Tavira, Tavira), onde se situava a antiga cidade romana de Balsa. Esta primeira campanha tem por objetivo confirmar algumas anomalias detetadas em anteriores prospeções geofísicas, nomeadamente uma que poderá corresponder a uma qualquer estrutura portuária. A equipa, coordenada por João Pedro Bernardes, é constituída por mais dois arqueólogos e vários estudantes, sobretudo da Universidade do Algarve.

Nota final para o site: https://balsa.cvtavira.pt/

NOTA: reportagem em anexo

Ademar Dias

Segue-nos