“Deliverance”, novo EP de Prince, sai esta sexta feira. Mas já está a dar polémica

O disco, com material inédito gravado entre 2006 e 2008, irá assinalar o primeiro aniversário da morte do artista

Exatamente um ano depois do falecimento de Prince, vai chegar às plataformas digitais um EP com músicas nunca antes ouvidas do artista de Minneapolis.

Deliverance estará disponível a partir da próxima sexta feira, 21 de abril, e vai incluir seis novas canções: uma faixa com o mesmo título do EP e "Man Opera", um conjunto de cinco temas em formato medley - "I Am", "Touch Me", "Sunrise Sunset", "No One Else" e uma versão alargada do primeiro.

Segundo informação patente num comunicado de imprensa, as faixas foram escritas e produzidas em parceria com Ian Boxill, que os terminou já depois da morte do artista, tendo em vista esta edição independente.

No mesmo comunicado, o produtor explica que "uma vez, o Prince disse-me que se deitava todas as noites a pensar em formas de contornar as grandes editoras e fazer chegar a sua música diretamente ao público. Por isso, quando pensámos numa maneira de editar este importante trabalho, decidimos fazê-lo de forma independente, pois era essa a vontade de Prince".

No entanto, há um processo judicial em curso que alega que Boxill desrespeitou um acordo assinado com Prince que protegia a confidencialidade destes temas. Em representação do artista, membros da Paisley Park Records e responsáveis pela sua propriedade, afirmam que, no documento assinado por ambas a partes, Boxill concordou em "não usar qualquer gravação ou registo, de forma alguma" e afirmam, por isso, que o produtor está a recorrer a material alheio em seu próprio benefício.

Até serem conhecidos mais desenvolvimentos, sabe-se que Deliverance chegará às plataformas de streaming esta semana, dia 21 e que a sua edição em formato físico está prevista para o dia 2 de junho.

Blitz

Segue-nos