Ano Europeu do Património Cultural na VI Feira da Dieta Mediterrânica

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Programa Operacional Regional do Algarve CRESC ALGARVE 2020 e o Centro de Informação Europe Direct participam na 6ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, de 6 a 9 de setembro, em Tavira, celebrando em conjunto o Ano Europeu do Património Cultural.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Programa Operacional Regional do Algarve CRESC ALGARVE 2020 e o Centro de Informação Europe Direct participam na 6ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, de 6 a 9 de setembro, em Tavira, celebrando em conjunto o Ano Europeu do Património Cultural.

Entidade responsável pela dinamização da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, a CCDR Algarve e demais entidades contam com o apoio financeiro do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 na dinamização do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, envolvendo-se direta e indiretamente na preservação deste património regional indispensável, quer na promoção de projetos de valorização de produtos regionais (artesanato, festividades, gastronomia, tradições, etc.), quer através da prossecução das suas atribuições e competências em matéria de coordenação regional de políticas públicas nos domínios do ambiente, desenvolvimento regional e ordenamento do território e de aplicação dos fundos da União Europeia, no âmbito da estratégia Portugal 2020 - acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia.

No contexto da promoção e valorização do Património Cultural do Algarve, o CRESC ALGARVE 2020 aprovou até esta data 24 candidaturas de 17 entidades diferentes, sendo 10 projetos de património cultural e 14 de promoção turística e realização de eventos culturais, com um investimento elegível total de €11.045.323,29, com uma comparticipação de €5.859.795,86, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

No Ano Europeu do Património Cultural, a CCDR Algarve e os seus parceiros propõem aos participantes e visitantes duas tertúlias-passeio sobre atividades marcantes da Paisagem Mediterrânica - “O FIGO – Alimento Cultural do Algarve”, no CEAT – Centro de Experimentação Agrária de Tavira, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, e “Paisagens do Sal”, nas Salinas da empresa TAVIRASAL de Rui Francisco Neves Dias, nos dias 7 e 8 de setembro (sexta-feira e sábado, pelas 9 horas, respetivamente), evocando a estreita ligação entre os campos do barrocal e as zonas ribeirinhas e a sua importância na afirmação internacional do Algarve, em termos económicos e sociais.

 

Centro de Informação Europe Direct Algarve presente em Tavira

Aulas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em jeito de conversa, dinamizadas por “professores” convidados, é uma das propostas do centro de informação Europe Direct Algarve. Todos os dias, às 19 horas, A Maior Lição do Mundo, em parceria com várias entidades da região, públicas e privadas, dá a conhecer os projetos que no Algarve ajudam a cumprir estes objetivos para “transformar o mundo sem deixar ninguém para trás”. As sessões acontecem sempre junto do respetivo stand, na Feira Institucional, na rua José Pires Padinha.

No primeiro dia da Feira, a maior lição do mundo é dinamizada pelo Voluntariado Ambiental para a Água, em parceria com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Na sexta-feira, 7 de setembro, a maior lição do mundo dá a conhecer o programa Mentores para Migrantes, em parceria com o Centro de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) da Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

No sábado, dia 8 de setembro, a maior lição do mundo mostra os projetos HeforShe, da Universidade do Algarve, e PatherWays, uma parceria com a Cooperativa ECOS.

Nesse dia, as famílias de Tavira e visitantes da Feira, são convidados a participar na iniciativa Photo de Família, desenvolvida em parceria com a associação A | NAFA, estando agendado o encontro na sede da Associação, pelas 10 horas. Para esta iniciativa, os participantes deverão trazer a sua máquina fotográfica e/ou telemóvel, estando todos desafiados a descobrir imagens interessantes da cidade enquadráveis nas temáticas do Ano Europeu do Património Cultural.

Concluindo este conjunto de iniciativas, o evento «Europa nas estórias: uma viagem pelo mediterrâneo», ocorre no dia 9, domingo, pelas 16 horas no Largo de Brincar, em frente ao Palácio da Galeria e em pleno casco histórico de Tavira, com leitura e encenação de lendas sobre as terras e gentes do Mediterrâneo.

Ao longo dos quatro dias da Feira da Dieta Mediterrânica, o centro Europe Direct e a Refood Algarve apresentam uma exposição na Casa André Pilarte sobre este projeto, a qual culminará com uma ação informativa dedicada aos empresários locais dos setores da restauração e hotelaria, a ter lugar no dia 13 de setembro (quinta-feira, 16 horas), no edifício dos Paços do Concelho.

O projeto Refood é um movimento de cidadãos voluntários que organizados em equipas trabalham em diferentes turnos e procedem à recolha de alimentos excedentários junto de parceiros que aderiram ao projeto (fontes de alimentos). Os alimentos recolhidos são depois reembalados em caixas para serem distribuídos a quem mais necessita deles (beneficiários), sendo a entrega desses alimentos embalados efetuada num Centro de Operações. Espera-se com esta ação mobilizar em Tavira voluntários para criação de um núcleo local.

 

PROGRAMA INTEGRAL DA FEIRA DA DIETA MEDITERRÂNICA: http://www.cm-tavira.pt/site/sites/default/files/cmt/programaFDM2018_web.pdf

 

Ademar Dias

 

 

Segue-nos