Porto desce a Faro com teatro e dança

“Porto em Faro” com Teatro Experimental do Porto e Victor Hugo Pontes.

Esta semana, no Teatro das Figuras, acontecem dois espetáculos imperdíveis no âmbito do ciclo Porto em Faro, que traz à capital algarvia o que de melhor se faz na cidade do Porto, na área das artes performativas.

No dia 26 de abril, quinta-feira, pelas 21h30, o Teatro Experimental do Porto apresenta A Tecedeira que Lia Zola, uma peça que nos transporta ao Portugal dos anos 70, para o período pré-revolução do 25 de abril de 1974.

Inspirados pelos movimentos revolucionários da época, jovens portugueses, burgueses, urbanos e letrados, decidem abandonar os seus estudos ou os seus primeiros empregos e rumam em direção às fábricas e aos campos para fazer a “revolução cultural”. Clandestinos, enquanto pregam a revolução, pegam em enxadas e manobram máquinas agrícolas e fabris. Na mala guardam o Germinal de Émile Zola, o Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung, o existencialismo de Jean-Paul Sartre e muita vontade de mudar o mundo.

No sábado o coreógrafo Victor Hugo Pontes apresenta, às 21h30, A Ballet Story, uma peça estreada em 2012, por ocasião de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Nas palavras do coreógrafo “A Ballet Story” tem como ponto de partida o ballet Zephyrtine, de David Chesky. No entanto, não se trata da representação teatral ou da ilustração da história original – o exercício foi de abstração e partiu do movimento dos corpos no espaço em articulação com a música. […] Em A Ballet Story não sei se a história se ajusta à música ou se a dança se ajusta à história. A narrativa será fabricada por cada espetador (ou não)”.

Tiago Bartolomeu Costa, crítico de dança do Jornal Público, não teve dúvidas ao afirmar que “A Ballet Story é, sem mais palavras, a melhor hipótese de redenção proporcionada pela e à criação nacional desde há muito tempo”.

Toda a programação para o mês de abril, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Segue-nos