UCC Talabriga promoveu a Semana da Diabetes 2018 no concelho de Tavira

Sob o lema «Tavira está com as famílias de mãos dadas com a prevenção da diabetes», a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, unidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Sotavento da ARS Algarve, dinamizou mais uma vez a Semana da Diabetes, entre os dias 12 e 18 de novembro, um conjunto de ações de sensibilização dedicada à prevenção da Diabetes com atividades para todas as faixas etárias da população, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira e os Agrupamentos de Escolas D. Manuel I e Dr. Jorge Augusto Correia, entre outras entidades. Durante toda a Semana da Diabetes o monumento dos Paços do concelho de Tavira esteve iluminado de azul pela diabetes.

A Semana da Diabetes, celebrada para assinalar o Dia Mundial da Diabetes a 14 de novembro, abrangeu um vasto leque de atividades, das quais se destacam as iniciativas como «A família de mãos dadas pela Diabetes» para a população infantil e os seus encarregados de educação e «Prevenir é o Melhor Remédio para a Diabetes» destinada às populações mais idosas de Cachopo e Santa Catarina da Fonte do Bispo.

O programa da semana iniciou no dia 12 de novembro, com atividades dirigidas à comunidade escolar na Escola EB1 Horta do Carmo em Tavira, pertencente ao Agrupamento vertical de escolas Dr. Jorge Augusto Correia.

Foi promovida nas escolas a atividade “Hiphopkids”, um círculo humano Azul, que teve como mote “Unidos pela diabetes”, e os 3 ateliês “Uma família com diabetes Tipo 1”, “Dia a Dia na Diabetes” e “Vamos aprender a comer… melhor” dinamizados com aproximadamente 500 crianças e funcionários do agrupamento escolar.

Nessa mesma tarde foram dinamizadas ações com os encarregados de educação e a sessão “A família de mãos dadas pela diabetes”.

A sensibilização para a prevenção e controlo da diabetes também chegou ao interior do concelho de Tavira.

O dia 13 de novembro, ficou marcado pelo espirito positivo e acolhedor dos utentes residentes nos montes da freguesia de Cachopo que participaram na ação “Prevenir é o melhor remédio para a diabetes”.

No dia 14 de novembro, assinalou-se o Dia Mundial da Diabetes, dedicado à temática “A Diabetes Também afeta as Famílias” em consonância com a campanha da Federação Internacional da Diabetes para o biénio 2018-2109, a qual a semana da diabetes em Tavira se associou.

O dia foi comemorado, no auditório do Clube de Tavira, tendo contado com a presença na sessão de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, da Diretora Executiva do ACeS Sotavento, Luísa Prates, da Enfermeira Coordenadora da UCC Talabriga, Elsa Maia e da Enfermeira responsável pelo Projeto Viver Bem com a Diabetes, Ana Filipa Viegas.

No decorrer da sessão inaugural foi realçado que a problemática da diabetes uma prioridade regional e do ACeS Sotavento e, neste sentido, é importante unir todos os esforços na prevenção e controle da diabetes, na garantia de cuidados de excelência à pessoa com diabetes e suas famílias, com enfoque das equipas de saúde e parceiros comunitários envolvidos.

Todas as entidades presentes aproveitaram o momento para enaltecer as iniciativas da semana da diabetes com as escolas da autarquia e com as populações mais isoladas da Freguesia de Cachopo e Santa Catarina da Fonte do Bispo privilegiando os cuidados de proximidade à população mais envelhecida do município, seguindo-se a conferência “A Diabetes e a dimensão familiar” proferida pelas responsáveis pelo Projeto Viver Bem com a Diabetes, Ana Jesus e Rosália Fonseca.

A meio da manhã já depois de um momento musical protagonizado pelos grupos de cantares “Lado a Lado” foi promovida uma sessão da ação “Prevenir é o melhor remédio para a diabetes”, destinada à população adulta e sénior das várias IPSS do município. A iniciativa integra rastreios para avaliação do risco de diabetes a 10 anos, por profissionais de saúde da UCC Talabriga.

No dia 16 de novembro a iniciativa de proximidade “Prevenir é o melhor remédio para a diabetes” repetiu-se com a população de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

No dia 18 de novembro foi realizada uma caminhada pela diabetes, tendo sido antecedida pela criação de um círculo humano na Praça da República em Tavira. No local, esteve presente uma equipa de profissionais da UCC Talabriga para dinamização de ações de vigilância de saúde dos participantes.

A UCC Talabriga organiza, desde 2012, a Semana da Diabetes, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a população em geral para a prevenção e controlo da Diabetes.

Segue-nos