Volta a Portugal em Bicicleta: W52 vence a dobrar no Larouco.

A primeira etapa de montanha da Volta a Portugal em Bicicleta teve uma dupla vitória da equipa W52 – Quinta da Lixa. Por um lado, Delio Fernandez ganhou a tirada, por outro Gustavao Veloso vestiu a Amarela.

Desde Macedo de Cavaleiro até ao alto da Serra do Larouco, em Montalegre, foram 175,6 quilómetros na primeira abordagem a sério à montanha.

A subida final foi atacada por Marcos Garcia, ciclista espanhol do Louletano – Ray Just Energy, para trás ficaram todos aqueles para quem a montanha não é terreno propício, mas foram os trepadores a discutir o triunfo na tirada.

Delio Fernandez (W52 – Quinta da Lixa) lançou o ataque decisivo. Levou na sua roda José Gonçalves (Caja Rural) e cedo Marcos Garcia foi alcançado pelos demais homens com aspirações à geral.

Delio acabou por vencer. Gastou 5h00m10s a cumprir os 175,6 quilómetros da etapa, a uma média superior a 35km/h. O espanhol da equipa portuguesa gastou menos um segundo que o português da equipa espanhola, José Gonçalves.

Mas outro espanhol da W52 ficou com motivos para sorrir no final do dia. Gustavo Veloso, vencedor da edição de 2014 da Volta, foi terceiro e alcança a liderança da geral individual. Certo, é que as bonificações foram decisivas para que Veloso voltasse, pelo segundo ano consecutivo, a vestir a Amarela no Larouco.

Também certo é que as diferenças na geral são curtas. Delio Fernandez é segundo a 3 segundos, José Gonçalves está a 6 segundos, segue-se Ricardo Vilela a 28 segundos e a 31 segundos aparecem Amaro Antunes e Joni Brandão.

Nota ainda para Ricardo Mestre, o chefe de fila da Team Tavira foi 7º na etapa a 12 segundos do vencedor, e 9º na geral a 35 segundos da Amarela.

E neste sábado há 172,2 quilómetros para percorrer entre Boticas e Fafe.

Acompanha a Volta a Portugal em direto na emissão da Horizonte Algarve.
Acompanha o Diário da Volta com emissão às 20 horas e repetição às 21 horas e ainda no dia seguinte às 7 horas, 8 horas e 9 horas.
Pedala com a Horizonte Algarve, em 96.9FM e 106.8FM e ainda na emissão online em www.radiohorizonte.com.

Ademar Dias

Segue-nos