VOLTA: Vigano vence ao sprint em Fafe.

Davide Vigano (Team Idea) venceu ao sprint a 3ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta, num dia em que Gustavo Veloso (W52 – Quinta da Lixa) foi segundo, bonificou 6 segundos e alargou a vantagem na liderança da geral individual, com Manuel Cardoso (Team Tavira) a ser terceiro.

Várias fugas marcaram os 172,2 quilómetros da 3ª tirada da “Portuguesa”, desde Boticas até Fafe. Numa delas Bruno Silva (LA Alumínios – Antarte) voltou a dar cartas na luta pela classificação da montanha, especialidade onde é cada vez mais líder.

Na segunda metade da etapa foi a Team Tavira quem tomou o comando do pelotão. A ideia era óbvia: anular a fuga e dar a Manuel Cardoso a oportunidade de discutir ao sprint o triunfo na tirada.

Assim aconteceu, mas os últimos quilómetros de empedrado e de estrada estreita deixaram os sprinters entregues a si próprios e mesmo o Camisola Amarela não quis ser surpreendido e entrou na discussão.

Davide Vigano foi o mais forte, seguiu-se Gustavo Veloso com Manuel Cardoso a ser terceiro. O italiano da Team Idea gastou 4h17m22s a cumprir a etapa, tirada corrida a uma média superior a 40km/h.

O segundo lugar de Gustavo Veloso valeu-lhe 6 segundos de bonificação, pelo que o galego da W52 – Quinta da Lixa lidera agora a classificação geral individual com 9 segundos de vantagem para o colega de equipa Delio Fernandez, 12 para José Gonçalves (Caja Rural), 34 para Ricardo Vilela (Caja Rural), seguem-se Amaro Antunes (LA Alumínios – Antarte) e Joni Brandão (Efapel) ambos a 37, Sérgio Sousa a 38 e Hêrnani Broco a 40 (ambos da LA), e depois Ricardo Mestre (Team Tavira) a 41, Alejandro Marque (Efapel) a 43, com Rui Sousa (Radio Popular – Boavista) já a um minuto.

Diferenças a ter em linha de conta para este domingo, dia em que os ciclistas têm pela frente 159,4 quilómetros entre Alvarenga  e o alto da Srª da Graça, no Monte Farinha, em Mondim de Basto.

Acompanhe a Volta a Portugal em direto na emissão da Horizonte Algarve.
Acompanhe o Diário da Volta com emissão às 20 horas e repetição às 21 horas e ainda no dia seguinte às 7 horas, 8 horas e 9 horas.
Pedale com a Horizonte Algarve, em 96.9FM e 106.8FM e ainda na emissão online em www.radiohorizonte.com.

Ademar Dias

Segue-nos