SulOffice.pt

PSD Algarve diz que radar meteorológico do Sul está inoperacional há 5 anos.

Em comunicado, o PSD Algarve revela que o radar meteorológico do Sul do país, localizado no Vale da Rosa, em Loulé, está inoperacional há pelo menos 5 anos.

Aqui fica o comunicado na íntegra:

 

«PSD Algarve: Radar meteorológico do Sul do país ( Loulé) inoperacional há pelo menos 5 anos

 

Cristóvão Norte diz que parece que o Estado anda a cair aos bocados e quer resolução urgente

 

Ontem, por toda a região do Algarve, mas de forma muito particular em Faro, fez-se sentir o efeito do mau tempo, com inundações significativas e com os prejuízos que daí decorrem.

Para que seja possível prevenir os efeitos de fenómenos meteorológicos extremos, o Estado, através do IPMA, dispõe de um conjunto de radares meteorológicos distribuídos pelo país. A sul, dando resposta às necessidades do Algarve e do Alentejo, o radar do Vale da Rosa, em Loulé, é o principal instrumento para realizar esse objetivo. Sucede que o mesmo está inoperacional, já há anos, e, desse modo, prejudica-se a rapidez e precisão da informação que é prestada às autoridades de proteção civil regionais e locais. Basta atentar na informação disponível na página oficial do IPMA ontem - imagem em anexo - para verificar que o sul do país estava inteiramente desguarnecido.

Para Cristóvão Norte, Presidente do PSD Algarve, “ É impensável que este radar esteja inoperacional há anos. Está-se a prejudicar a proteção civil e toda a preparação atempada que serve para proteger vidas e bens. Estão, por vezes, a trabalhar às escuras e sem conseguir prevenir as situações. É o Estado a cair aos bocados.”

O PSD Algarve exige que seja reparado o radar em causa e assinala que há verbas do PRR disponíveis para esse fim, bastando o Governo querer e fazer.

 

Ademar Dias

Partilha este artigo