SulOffice.pt

Há Festa na Horta em Tavira

Na sequência da promoção do programa municipal Equinócios pela Câmara Municipal de Tavira, a associação Ecotopia Activa organiza o evento ‘Há Festa na Horta!’ - da horta ao prato para uma vida saudável!

Esta ação é uma festa diferenciadora que acontece ao longo do dia 24 de Maio, entre as 09h30 e as 19h30, na Horta Comunitária da Amendoeira, no Posto Agrário de Tavira.

A entrada é livre mas a organização pede aos interessados que se inscrevam previamente nas atividades do dia.

O Programa Há Festa na Horta! é o seguinte:

09h30 visita às coleções fruteiras

11h30 oficina de cozinha solar

13h00 degustação solar e picnic partilhado

14h00 mural da horta

15h00 oficina de horticultura

16h30 concurso de hortícolas

17h30 concerto rush do lavagante

19h00 banco e troca de sementes

 

Desde 2022 Tavira tem hortas comunitárias. É fundamental nutrir a atenção para a temática da sustentabilidade dos sistemas alimentares, e o cultivo de alimentos apresenta-se como uma ferramenta crucial que proporciona o contacto com a natureza e experiências saudáveis ao ar livre. A promoção de uma cidade viva com hortas comunitárias e alimentação saudável que promove hábitos de alimentação e “estilo de vida saudáveis”, fomentando a “saúde mental” e o “slow living”, compagina Tavira com os “objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e os princípios da “Dieta Mediterrânica”. Para continuar a fomentar estes valores junto da população a Ecotopia Activa, associação que tem a sua génese no Movimento de Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira, promove uma “festa” nas hortas comunitárias e facilita uma oportunidade para que toda a comunidade de Tavira, e não só, possa conhecer e visitar o espaço, procurando envolver e aproximar todos, miúdos e graúdos, num dia repleto de acividades como p.e.: um concurso de hortícolas com prémios (“Sementes Vivas” e “A loja da Maria”) para os vencedores, que é sujeito a inscrição, tem regulamento e será decidido por jurados entendidos na matéria; uma oficina de cozinha solar dinamizada por Carlos Silva e Isabel Chavez onde se aprenderá a fazer fornos solares com materiais acessíveis; uma oficina de horticultura natural com a Engª Paula Pedro onde aprendemos, entre outras coisas, a fazer biopreparados; um concerto musical com a banda local Rush do Lavagante; a criação de um banco de sementes e espaço para um momento de troca de sementes; a elaboração do mural da horta durante a tarde; um convívio gastronómico com degustação de pratos elaborados com produtos frescos diretamente das hortas para os fornos solares e partilha de picnic comunitário; a exposição de alporques de cravos alusivos ao 25 de Abril de 1974 que poderão ser adquiridos por donativo; e, será ainda levada a cabo uma visita especial às coleções de variedades fruteiras do Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) que será guiada pelos engenheiros agrónomos da CCDR Algarve I.P. Agricultura e Pescas.

Estas são ações que visam também a “educação para a saúde” com base na prática de uma alimentação saudável promovendo medidas preconizadas no vetor “economia circular” e afirmando Tavira na rede de “cidades circulares”. Pretende-se assim valorizar o papel dos hortelãos e jardineiros comunitários como protagonistas emergentes de uma nova cultura que contribui para a construção de uma paisagem urbana mais diversificada e interativa.

Está assim feito o convite para que toda a comunidade venha conhecer e celebrar as hortas!

Todas as atividades são gratuitas. Inscreva-se nas atividades do dia aqui: https://forms.gle/YDk44wdKbaeG7Dho7

Consulte o regulamento do concurso de hortícolas aqui: https://docs.google.com/document/d/1eQXnr2UJJmCMwyVe8fDXxnzRQrc6TH2K/edit?fbclid=IwY2xjawKSpAxleHRuA2FlbQIxMABicmlkETA0Ym5IbnNIYmY4aW1aYTVPAR5TVNe1dyIAjqROQV4Am7nSHN8QKnvLg8P_EqB627fuIspigKY8nX0On8ZUUQ_aem_lk4k5wIYfmbXZ6RzzlZgKw&tab=t.0

Inscreva-se no concurso de hortícolas aqui: https://forms.gle/KTytYDpKJWD22iAq9

 

5 regras para os visitantes das hortas comunitárias

1- Circule pelos caminhos comuns, não pise ou invada os talhões dos hortelãos;

2- Aprecie a beleza, não toque, nem retire nada das hortas, os produtos são dos hortelãos que os cultivam;

3- Você é um convidado, não suje nem deixe lixo no chão, use a reciclagem;

4- Cuide dos mais pequenos, os adultos são responsáveis por orientar as crianças;

5- Seja simpático, respeite os hortelãos e as regras da organização, desfrute o dia.

 

Site: https://ecotopiaactiva.com/ | E-mail: ecotopiaactiva@gmail.com

Apoio: Programa ‘Equinócios’ do Município de Tavira

 

Ademar Dias

Partilha este artigo