SulOffice.pt

NOS Alive vence a Maratona dos Festivais de Verão 2023

O NOS Alive alcançou o primeiro lugar do Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão, em 2023, com 4.694 notícias e mais de 35 horas de exposição nas televisões e rádios nacionais. Um aumento significativo, mais de 30%, face ao resultado alcançado no ano anterior, com especial destaque para o aumento de informação veiculada em meios online e na rádio.

No segundo lugar do pódio pertence ao Primavera Sound Porto com 2.421 notícias, um aumento de 54% face ao ano anterior. A maioria da informação foi veiculada por meios online, tendo a rádio e televisão registado perto de 8 horas de exposição.

O Super Bock Super Rock registou 1.906 notícias e manteve-se na terceira posição do ranking, com mais de 23 horas de exposição televisiva e radiofónica. Ainda assim registou um ligeiro decréscimo do volume de informação face ao ano anterior.

A grande surpresa do Ranking Cision em 2023 é a subida do MEO Kalorama, alcançando a quarta posição. A segunda edição do festival registou 1.831 notícias nos media e mais de 18 horas de exposição em conteúdos televisivos e radiofónicos portugueses. Recorde-se que no ano passado, o MEO Kalorama ficou em 9º lugar do ranking, conseguindo este ano gerar interesse mediático, permitindo-lhe ampliar a sua performance mediática.

O festival Paredes de Coura com 1.785 notícias desce uma posição face ao ranking do ano passado, ocupando o 5º lugar, seguindo do MEO Sudoeste com 1.757 notícias, o MEO Marés Vivas com 1.463 notícias, o CA Vilar de Mouros com 1.131 notícias, o Cool Jazz Fest com 967 notícias e O Sol da Caparica com 959 notícias. Importa realçar que O Sol da Caparica foi o terceiro festival do ranking com maior exposição em televisões e rádios nacionais, com 25 horas de exposição.

 

Festivais de Verão nas Redes Sociais

Ao nível das plataformas sociais, o NOS Alive domina em número de publicações, bem como em número de interações. O festival que se realiza no Passeio Marítimo de Algés alcançou a primeira posição no ranking através das 9.362 menções identificadas e mais de 1,4 milhões de interações. Em segundo lugar ficou o MEO Sudoeste, com 2.951 publicações e 291 mil interações, e a fechar o pódio o MEO Kalorama com 2.429 menções e mais de 234 mil interações.

O Sol da Caparica conseguiu a quarta posição no ranking de Redes Sociais, registando 2.148 publicações e mais de 923 mil interações, seguido do Super Bock Super Rock com 1.365 menções e perto de 114 mil interações. Nos últimos lugares do ranking, por ordem decrescente, encontram-se Primavera Sound Porto (1.296 menções), Vodafone Paredes de Coura (1.223 menções), MEO Marés Vivas (1.130 menções), Sumol Summer Fest (553 menções) e o RFM SOMNII (546 menções).

 

Sobre a Maratona dos Festivais de Verão

A Maratona dos Festivais de Verão - Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo do ano.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico ‘Best Service Provider’.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

Os dados relativos às redes sociais foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.

 

Ademar Dias

Partilha este artigo