SulOffice.pt

S. Brás investe no saneamento

A Câmara Municipal aprovou na passada reunião de 7 de maio, dois novos projetos do Plano de Alargamento da rede de saneamento básico no concelho de São Brás de Alportel, com intervenções as zonas da Mesquita e dos Machados.

Os projetos ora aprovados serão objeto de uma candidatura a fundos europeus, nomeadamente ao programa ALGARVE-2024-58 – Ciclo Urbano em Baixa-ITI CIM, inserido no Programa Regional do Algarve 2030 e visam reforçar a cobertura da rede de esgotos em aglomerados populacionais ainda não servidos por esta infraestrutura essencial para a qualidade de vida, promovendo melhores condições de salubridade, saúde pública e qualidade ambiental.

O projeto de alargamento à Mesquita contempla a construção de 2.113 metros de coletores gravíticos, 61 câmaras de visita, 26 ramais domiciliários e a ligação ao emissário existente na EM514, no sítio da Alfarrobeira da Tumba. A intervenção tem um custo estimado de 296.700 euros + IVA.

Já nos Machados, a obra incidirá sobre o setor sul da EN2, prevendo cerca de 700 metros de coletores gravíticos, 9 câmaras de visita, uma estação elevatória de águas residuais, uma conduta elevatória com destino à rede da Águas do Algarve e a travessia da EN2 por perfuração dirigida, culminando também na ligação ao emissário da EM514. Um investimento estimado de 204.700 euros + IVA.

Estes projetos integram o Plano Municipal de Alargamento progressivo da rede de saneamento, com o objetivo de assegurar serviços públicos de qualidade, promover o bem-estar das populações e reforçar o compromisso com a sustentabilidade ambiental em todo o território.

Ademar Dias

Partilha este artigo