SulOffice.pt

«A Enfermagem na integração de cuidados» é tema das I Jornadas de Enfermagem da ULS Algarve

Decorrem nos próximos dias 23 e 24 de maio as I Jornadas de Enfermagem da Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG), sob o tema «A Enfermagem na integração de cuidados».

O evento, dirigido essencialmente para a área da enfermagem, decorre no Auditório da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), em Albufeira, e “pretende refletir sobre o atual contexto da organização dos cuidados de saúde da região, contemplando, não só os hospitais, como todas as unidades públicas de cuidados de saúde inseridas nos 16 concelhos algarvios”, como explica a organização.

Para além disso, estas jornadas pretendem “falar sobre as práticas de enfermagem, assinalando os seus contributos para a integração dos cuidados, bem como dar visibilidade aos projetos desenvolvidos, em diversas áreas, pelos enfermeiros na ULS. Será ainda um espaço que pretende facilitar a troca de conhecimentos e mobilização de competências na tomada de decisão, permitindo a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem”.

No primeiro dia das jornadas serão abordadas temáticas, organizadas de acordo com o ciclo vital, onde se complementam as práticas dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados de Saúde Hospitalares numa perspetiva integrativa dos cuidados de enfermagem. Serão apresentados projetos que refletem alguns dos contributos da enfermagem nas áreas da saúde materna e obstétrica, infantil e pediátrica e da saúde mental, e ainda na gestão da doença crónica, na prevenção da doença e na promoção da saúde.

No segundo dia, dedicado aos próprios profissionais, serão debatidas as melhores práticas para a promoção e prevenção da saúde dos enfermeiros com a abordagem de temas como a violência sobre os profissionais e o papel da saúde ocupacional, complementando-se com um espaço dedicado às dinâmicas de grupo e aos workshops, de modo a proporcionar momentos de confraternização entre os profissionais de enfermagem.

Existirá ainda espaço para a apresentação de comunicações e/ou posteres, permitindo a envolvência de mais enfermeiros e a divulgação de mais práticas, perspetivando-se momentos de aprendizagens e de partilha de conhecimentos.

O programa será divulgado oportunamente.

Mais informação: https://heylink.me/1Jornadas-Enfermagem-ULSAlgarve

Ademar Dias

Partilha este artigo